By the hand of selected fisherman and shellfish collectors, we have been learning to know the great treasures that the sea stores and holds for us. Instructed with its wisdom and technique, the mission of bringing to you the fish and shellfish in its most pure state, with its original freshness, is up to us. This is something that you will only truly understand when you try each of the species that we present to you. Get to know what you are buying and bon appetite!
O chamado Bacalhau Português. Na nossa costa, é um dos peixes mais parecidos ao fiel amigo Bacalhau. As Abróteas de alta qualidade são pescadas à linha na zona de Sagres e Peniche, e por barcos que regressam no mesmo dia, para manter a sua frescura. Como cozinhá-la? Cozida com todos, “arrepiada” ou no forno. Experimente as receitas do Chef Bertílio Gomes: Abrótea com folhas de limoeiro, azeitonas de sal e pau roxo ou Abrótea escalfada com funcho e batata doce.
É, na nossa opinião, um dos peixes desconhecidos mais saborosos. Frequentemente, é confundida com as “enchovas” ou biqueirão anchovado. A Anchova é um peixe azul, muito gordo, que pode ter entre 500g e 8kg. Em Portugal, provém quase exclusivamente da costa Algarvia e dos Açores. É deliciosa na grelha, principalmente para quem gosta de um peixe muito gordo e carnudo, com poucas espinhas. Se o quer suculento, há que grelhar com moderação. O segredo está nas suas mãos!
Os tunídeos são migradores por excelência e o Atum Patudo não foge à regra! A procura por chicharro (carapau azul), fá-lo passar pelo arquipélago dos açores, sendo capturado sobretudo entre julho e novembro. É pescado de forma artesanal, um por um, através de uma técnica designada por “salto e vara”, que merece o selo ambiental “Dolphin Safe” e “Friend Of The Seas”. Procuramos sempre selecionar os atuns mais gordos e os últimos capturados antes do barco regressar a terra, para levarmos até si os mais frescos, reluzentes e saborosos. A carne é macia e suculenta, e a sua “ventresca” é um tesouro gastronómico cada vez mais apreciado. Receita do Chef Bertílio Gomes: Barriga de Atum com salada montanheira.