Ingredientes
1 tamboril e seus fígados
Legumes: alho francês, courgete, nabo, beringela, cenoura, abóbora, tomates, cebolas, limão
Para o molho de fígados: 2 colheres de sopa de Manteiga, Gengibre, 1 Chalota, 2 colheres de Azeite, Pimenta qb, 1 folha de Louro, Picante a gosto, Sal a gosto, Funcho, Lemongrass (erva limão) e Espumante a gosto
Ervas aromáticas para cobrir o peixe: hortelã, coentros, salsa, poejo, tomilho-limão
Preparação
Cozer a cabeça do peixe e fazer um caldo para usar posteriormente na cozedura do arroz. Reservar.
Temperar o tamboril com sal e levar à grelha para ganhar crosta.
Enquanto isso, temperar também com sal uma seleção de legumes a gosto (alho francês, courgete, nabo, beringela, cenoura, abóbora, tomates, cebolas, limão). Colocá-los também na grelha e ir virando à medida que forem ficando tostados. Depois retirar e reservar. (Caso fiquem um pouco queimados, retirar a crosta negra do topo).
Para confecionar o molho dos fígados do tamboril, colocar num pequeno tacho a manteiga, os fígados cortados grosseiramente, o gengibre (troços grandes), a chalota laminada também grosseiramente, o azeite, a pimenta, o louro, um pouco de picante, sal, funcho, erva limão cortada em pequenos pedaços e espumante. Vai ao lume.
Retirar os legumes logo que estejam grelhados, bem como o tamboril, assim que ganhar crosta.
Colocar o tamboril em papel de alumínio e cobri-lo com os fígados ainda não totalmente cozinhados. Acrescentar um pouco de hortelã, poejo, coentros, tomilho-limão e salsa. Cobrir com azeite e fechar bem na folha de alumínio. Voltar a colocar o peixe embrulhado na grelha para terminar de cozinhar nos seus próprios sucos.